Aprenda a contestar os laudos de vistoria feitos como “armadilha” na hora de alugar um apartamento:
1. Se organize. Faça a avaliação do imóvel cômodo a cômodo. Em cada cômodo, sistematize sua vistoria, anotando como será a sequência. Assim você não irá deixar nada de lado e conseguirá prever quanto tempo irá gastar.
2. Seja crítico e detalhista! Avalie o piso: Tem riscos? Tem manchas? Está fazendo um barulho oco, como se estivesse soltando? Suba para o rodapé: está trincado nas quinas? Está soltando na parte central? Está todo manchado de tinta? Mude seu foco para as paredes com o ambiente o mais claro possível: a tinta está com acabamento desigual próximo ao teto? Apresenta bolhas próximo ao parapeito das janelas? Está mais desaprumada que árvore do cerrado? Olhe para o teto: não renovaram a tinta ao redor das luminárias? Não dá para entender se a pintura do teto invadiu a da parede ou a pintura da parede invadiu a do teto? Abra e feche portas e janelas: Se a porta está agarrando embaixo, não está bom. Se precisa de “jeitinho” para virar a maçaneta da porta e não ficar preso dentro do banheiro, não está bom. Se as esquadrias de ferro estão enferrujadas, se as janelas custam a abrir ou não se fecham totalmente, não está bom, não está bom, não está bom.
3. Avalie se está tudo ligando e desligando como deveria! Ligue e desligue todas as luzes: Não ligou? Será que a lâmpada queimou ou as instalações que não estão como deveriam? Preste atenção nas luminárias que têm vidro: qualquer trincado deve ser indicado! Tente carregar a bateria do seu celular em todas as tomadas: tem coisa mais chata que não conseguir colocar o micro-ondas naquele lugar ideal porque a tomada não funciona? Ah, e verifique se o acabamento das tomadas e interruptores estão bem colocadas,você não vai querer ficar brigando para ligar a luz do banheiro no meio da noite, né? Por fim, dê uma olhada no quadro de energia. Você não precisa fazer uma análise digna de um eletricista, mas observe algumas pistas: o quadro e suas chaves parecem muito antigos? Sinal de que a fiação necessita ser trocada. Não tem chave geral? Sinal de que as instalações elétricas não estão a favor da segurança. Não conseguiu verificar nada disso porque a luz da unidade não estava ligada? Aponte em sua contestação e solicite a continuação da vistoria após a religação da energia!
4. Veja se a água está saindo de onde deveria e por onde deveria: abra todas as torneiras, todos os chuveiros, dê descarga em todos os vasos! Não veja somente se tem água saindo dos aparelhos, mas observe se há vazamentos perto das paredes, embaixo das bancadas, enfim, todo lugar por onde não deveria sair água. Verifique também todos os ralos: você não vai querer fazer um criadouro de mosquito da dengue toda vez que for lavar as mãos, né? Não conseguiu verificar nada disso porque a água da unidade não estava ligada? Aponte na contestação e solicite a continuação da vistoria após a unidade estar novamente abastecida com água!
5. Teste todos os armários: atente-se para portas mal instaladas, defeitos nos acabamentos, más condições das ferragens, ausência de prateleiras ou puxadores.
Não fique constrangido em apontar toda e qualquer falha só porque você já fechou o contrato de locação. A finalidade principal dessas contestações é assegurar que você será responsabilizado somente pelos danos e desgastes naturais que causar, ou seja, justo para você, justo para o proprietário do imóvel. E quem sabe essas contestações não despertem a ideia de se disponibilizar imóveis para aluguel em melhores condições? Por fim, nunca é demais lembrar que as imobiliárias possuem dois clientes: o proprietário do imóvel e seu locatório, nenhum dos dois deve ser tratados como um “mal necessário”!